Páginas

18 de agosto de 2013

Dívida de pessoa física pode afetar pessoa jurídica?

Dr.,tenho dívidas no meu CPF, mas tenho uma firma individual em ordem, sem dividas e sem qualquer restrição.

Os credores do meu CPF podem estender a cobrança para minha firma 
individual? 


Ou seja, corro o risco de bloqueio judicial, por exemplo, em 
minha conta bancaria da firma individual em razão de execução do meu CPF?


Obrigado,


Luiz F.


...

Bom dia!

Por força do princípio da distinção da pessoa física e da pessoa jurídica, só será possível aos credores da pessoa física obter judicialmente a penhora de sua participação na pessoa jurídica, a não ser que provem que existe confusão patrimonial entre sua firma e sua economia pessoal. 

Eles não podem avançar diretamente nos bens da pessoa jurídica. 

Ao obterem a penhora de sua participação, poderão exigir então a dissolução da firma e o rateio dos bens ou que você pague a cota deles. Ou seja, no final, há sempre o risco de que o patrimônio da firma responda por sua dívida pessoal.

Abs.